Luxo não é o contrário de pobreza, mas o oposto da vulgaridade.
— Coco Chanel

Quando criou o Botanique Hotel&Spa, no coração da Mantiqueira, no chamado Triângulo da Serra - que abriga Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal e São Bento de Sapucaí - Fernanda Ralston Semler já costurava o tecido de um movimento intitulado “Pós-Luxo”. Quatro anos mais tarde, depois de muita pesquisa e observação apurada, ela propõe um novo olhar sobre o luxo, com ampla revisão de valores no conceito e classificação de produtos, serviços e bens de consumo, muito além do que representam marcas globalizadas pretensamente luxuosas e seus preços exorbitantes. 

Tomemos como exemplo o próprio Botanique, que ilustra com pureza de detalhes, a noção de sofisticação e exclusividade sob novos paradigmas do luxo. Aqui, o excesso e o exibicionismo são substituidos por conforto, qualidade e elegância levados ao extremo. Desde a originalidade de suas propostas e experiências exclusivas, ao conceber a sofisticação sob o viés do que há de melhor e mais belo em nossa brasilidade, na forma de receber, na gastronomia ou design, a noção de luxo é elevada a um outro patamar de encantamento, facilmente identificável sob todos os ângulos do empreendimento. 

Esta nova estética e valoração das coisas e signos que permeiam o luxo vem a calhar no momento em que o mundo grita contra os excessos do consumismo e do desperdício e clama pelo retorno da elegância, do bom gosto, da classe e do refinamento. Reunir o universo mundial do Après Luxe a partir de referências em seus respectivos segmentos é a proposta de Fernanda Ralston-Semler, a partir de 5 filtros cuidadosamente selecionados e criados por ela .

 

O comportamento de um consumidor Après Luxe  prioriza o “art de vivre” através de experiências adquiridas não somente pelo tamanho de suas contas bancárias, mas sobretudo porque têm refinamento intelectual, conhecimento, educação e elegância natural. Estas pessoas orbitam naturalmente em torno de projetos e idéias sob um novo prisma de exclusividade que o dinheiro não pode comprar, mas o bom gosto sim.  

Elas escolhem, por exemplo, visitar vinícolas na Borgonha ou Bordeaux, não apenas porque desejam comprar ou provar vinhos de quatro ou mais dígitos, mas porque querem aprender a produzi-los ou criar seu próprio blend, com a expertise de um renomado enólogo, em uma experiência que os transformará, os deixará mais ricos e abastecidos.

O conceito Après Luxe pode estar presente em um móvel de madeira certificada, um tipo raro de café, um destilado ou fermentado produzido artesanalmente em pequena escala, um acessório feito à mão e que utiliza matérias primas raríssimas, uma escultura de coleção, um produto numerado com pouquíssimos exemplares,  ou um empreendimento hoteleiro e imobiliário cujas premissas estão em consonância com seus filtros e pilares. 

Neste caso específico, tal empreendimento deve impactar positivamente a vida de pessoas e da comunidade do seu entorno. em sintonia e harmonia com o estilo de vida da região, da atividade econômica local, do meio ambiente, sem alterar a rotina dos moradores, mas ao contrario, integrando-os ao contexto, fazendodeles seus fornecedores e colaboradores diretos ou indiretos.

O conceito transita, portanto, também pelo viés social e da sustentabilidade, do comportamento e atitude. Pós luxo é ser gentil, educado, deixar o outro passar na frente, sorrir, ter tempo; é cultivar conhecimento não por vaidade, mas por puro prazer de aprender. É comprar uma bolsa ou roupa de tamanha qualidade, que estará com você por décadas. 

Claro que alta costura, joalheiros e “horlogerie” de prestígio internacional, palácios, automóveis de exceção, iates e outros objetos do desejo continuarão sendo aspiracionais e restritos à uma pequena faixa de endinheirados consumidores. Mas a pergunta que fica é : eles representam o pós-luxo?  

Na medida em que estas peças se globalizaram e estão presentes nas grandes metrópoles de consumo, podendo ser facilmente encontradas, elas deixam de ser exclusivas para caírem no gosto da maioria. Nessa perspectiva, o selo Après Luxe propõe uma verdadeira malha fina no mundo do luxo, uma percepção mais apurada e portanto, com maior valor agregado.